Connect with us

Noticias

Feira chinesa vende ratos e morcegos e é a origem do coronavírus! Será verdade?


Um vídeo mostrando o que parece ser uma feira ao ar livre vendendo diversos animais como ratos e morcegos para o consumo humano seria a origem do coronavírus! Será?

O vídeo tem pouco mais de quatro minutos de duração e se espalhou rapidamente através de grupos do WhatsApp e de postagens nas redes sociais no final de janeiro de 2020. De acordo com o texto que acompanha as imagens de uma curiosa feira livre, os chineses estariam disseminando o coronavírus pelo consumo de animais como ratos e morcegos, à venda nesse tipo de comércio!

Será que o vídeo é real? Será que ele foi gravado mesmo na China?

Um dos motivos corona vírus , cachorros , morcegos , ratos sendo consumidos na China em feira livre se compra e o abate é na hora .

Posted by Samir Rodrigues on Monday, January 27, 2020

Verdade ou mentira?

O vídeo é real, mas nada tem a ver com a China e tampouco com o coronavírus!

Na verdade, o vídeo foi publicado em julho de 2019, no canal do usuário Jerry Mewengkan no YouTube. Como podemos ver abaixo, o vídeo é igual ao que se espalhou em janeiro de 2020, só que com uma resolução muito melhor:

O filme é um registro do Pasar Tradisional Langowan, um mercado tradicional que fica em Minahasa, uma província da Indonésia. Lá, é possível se comprar animais selvagens para consumo, como pássaros, ratos, morcegos, cobras e tantos outros.

Note, aos 20 segundos do vídeo, uma placa com os dizeres em indonésio:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 – t.me/efarsas

“Escritório do Mercado de Langowan do Departamento de Comércio da Regência de Minahasa”

Placa exibida aos 20 segundos do vídeo prova que se trata de um local na Indonésia e não na China! (foto: reprodução/YouTube)

Possível origem do coronavírus

Como explicamos nesse artigo, estudos sugerem que o coronavírus tenha se originado em dezembro de 2019 em Wuhan, na China. Portanto, afirmar que essa feira tem algo a ver com a epidemia é errado.

As empresas que estão estudando o coronavírus tem o logotipo da Umbrella Corporation?

Alguns sites começaram a espalhar a ideia não comprovada de que o coronavírus possa ter passado para os humanos devido ao consumo de sopa de morcego. No entanto, não há provas de que isso seja verdade (alguns estudos apontam que a origem de algumas cepas do vírus tenham se originado de morcegos e ratos, mas não que a transmissão tenha ocorrido através do consumo) e o assunto foi compartilhado claramente com um viés xenofóbico e racista.

Como relatado por moradores brasileiros em Wuhan, a tal sopa de morcego parece ser uma lenda por lá. Em entrevista ao portal de notícias G1, um estudante brasileiro disse:

“Nunca vi essa sopa de morcego. Vi algumas fotos e vídeos e nem imaginava que tinha isso aqui […] A maior parte da crença popular sobre a alimentação chinesa é bem estereotipada. Nunca vi carne de cachorro, nada disso.”   

Apelo ao preconceito desde sempre

É bom relembrar que rumores a respeito dos hábitos alimentares dos chineses circulam há anos pela web. Em julho de 2004, por exemplo, desmentimos aqui no E-farsas uma história que já circulava desde 2001, que afirmava que os chineses comiam sopa de fetos humanos. Como você vai perceber, o criador desse rumor apelava (assim como os rumores atuais sobre a doença na China) para o preconceito e para a falta de conhecimento que temos sobre a cultura chinesa:

Que horror! Chineses comem sopa de fetos humanos!

Conclusão

O vídeo que mostra uma feira ao ar livre vendendo animais exóticos para o consumo humano não foi gravado na China e tampouco tem a ver com coronavírus. Trata-se de mercado tradicional tailandês, filmado na metade de 2019. 





Source link

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Noticias

Lembra da Xena, a Princesa Guerreira? O tempo não foi bom para ela


Você se lembra da atriz Lucy Lawless? Ela ficou conhecida em todo o mundo, inclusive, aqui no Brasil, como ‘Xena, a Princesa Guerreira’. Lucy Lawless acabou virando um ícone lésbico na década de 1990. Hoje, mais de 20 anos depois, Lucy Lawless está com 51 anos de idade e muita coisa mudou. Com isso, muitos fãs lembram com carinho da atriz.

Atriz que fez Xena, a Princesa Guerreira está com mais de 50 anos e bem diferente

Muita gente acredita que o tempo não foi tão bom com Xena, que chegou a virar um símbolo para homens e mulheres. “Nossa, você envelheceu bastante. No entanto, ainda gosto muito de você”, disse um dos internautas ao comentar o assunto. 

Veja abaixo um vídeo que mostra a atriz de Xena conversando com os fãs; ela é bastante ativa nas redes sociais, onde recebe elogios e também recados de saudades de fãs de todo o planeta. 

Em vídeo raro, atriz que fez Xena reaparece bastante diferente e chama a atenção dos internautas

Já no vídeo abaixo, Lucy aparece em uma nova série. O último trabalho dela havia sido como a personagem Ruby, em Ash vs. Evil Dead, de 2016. No entanto, no final do ano passado, Lucy divulgou imagens de uma participação em My Life Is Murder.

Muita gente não sabia que Lucy Lawless era da Nova Zelândia. É da região que vieram várias séries de sucesso como Hércules. No Brasil, Xena virou uma espécie de tapa buraco de diversos canais, chegando a passar em emissoras diferentes. “Caramba, você é bem especial, marcou minha infância e adolescência”, disse um dos internautas ao comentar a situação.





Source link

Continue Reading

Noticias

Os homens roncam durante a noite para proteger suas esposas dos maus espíritos.


Os homens roncam durante a noite para proteger suas esposas dos maus espíritos. Uma equipa de investigadores russos chegou à conclusão que os homens roncam durante a noite por um bom motivo…para espantar espíritos.

Segundo os investigadores, um em cada quatro homens  ronca que nem um porco durante toda a noite, isso incomoda as suas esposas, muitas delas chegam até a se divorciar.

Agora está provado que os homens têm boas intenções quando “emitem porcos”, e quanto mais alto melhor.

FB.AppEvents.logPageView();

};

(function(d, s, id){ var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));



Source link

Continue Reading

Noticias

Os homens roncam durante a noite para proteger suas esposas dos maus espíritos


Uma equipa de investigadores russos chegou à conclusão que os homens roncam durante a noite por um bom motivo…para espantar espíritos.

Segundo os investigadores, um em cada quatro homens  ronca que nem um porco durante toda a noite, isso incomoda as suas esposas, muitas delas chegam até a se divorciar.

Agora está provado que os homens têm boas intenções quando “emitem porcos”, e quanto mais alto melhor.




Source link

Continue Reading

Destaque

Copyright © 2019 Zipviral.net