Connect with us

Noticias

Baleias sussurram aos filhotes para não atrair predadores


Embora marcadas como espécie em extinção, as baleias francas têm poucos predadores naturais graças ao seu tamanho avantajado. Esses cetáceos podem atingir 18 metros de comprimento e até 80 toneladas de peso. Seus filhotes, no entanto, são vulneráveis a ataques de tubarões e orcas. Para protegê-los, as mães recorrem a uma estratégia somente agora descoberta por cientistas da Syracuse University, Duke University e NOAA Fisheries’ Northeast Fisheries Center.

Um estudo publicado no último dia 9 de outubro, no periódico científico Biology Letters, mostra que fêmeas com filhotes recém-nascidos reduzem a emissão de um tipo de vocalização conhecido como “chamado”, utilizado para se comunicar com outras baleias francas. Esse chamado produz um “grito” curto porém muito alto que se eleva de forma brusca, dura cerca de dois segundos, mas pode viajar longas distâncias debaixo d’água. 

Baleia Franca

A descoberta

Ao invés do grito, essas mamães baleias se comunicam com seus bebês através de um som baixo e rápido, tipo grunhido, audível apenas em curta distância. Esses sons, até agora desconhecidos pelos cientistas, “podem ser definidos como um sussurro humano”, afirmou Susan Parks, professora de Biologia da Syracuse University, e líder da equipe de pesquisa. 

Metodologia 

Para coletar os dados acústicos, pesquisadores anexaram, de forma não invasiva, pequenas etiquetas de gravação por meio de ventosas em baleias francas do Atlântico Norte quando estas se encontravam em áreas de parto na costa da Flórida e da Geórgia. Eles colocaram etiquetas tanto em baleia jovens e grávidas quanto em pares formados por mãe e filhote.

Segundo Douglas Nowacek, um dos pesquisadores, “as mães reduziram de forma significativa a emissão de sinais de comunicação de alta amplitude e longa distância quando comparadas àquelas feitas pelas baleia jovens grávidas”. “E também começaram a produzir esse som baixinho tipo sussurro. Isto sugere que os pares de baleias francas constituídos de mãe e filhote utilizam um tipo de crípse acústica — nome do comportamento destinado a aumentar a capacidade de um ser vivo evitar ser observado por outro — para evitar o risco de espionagem por orcas e tubarões à espreita em águas escuras das proximidades”. 

Os cientistas estimam que existam atualmente apenas 420 exemplares de baleias francas do Atlântico Norte na natureza. 





Source link

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Noticias

Goleiro rebaixado junto com o Cruzeiro deve abandonar Minas Gerais e seguir rumo ao Grêmio


Dentre as maiores críticas feitas ao elenco do Grêmio na atualidade, está a posição de goleiro, recebendo Paulo Victor uma incontável sequência de questionamentos por conta de seu trabalho. Atenta aos clamores vindos da torcida, a diretoria parece estar se movimentando, e a carência pode estar bem próxima de ser suprida, assim como indica a imprensa esportiva brasileira.

O nome da vez, conforme apura o caderno esportivo SuperFC, pertencente ao jornal O Tempo, é Rafael, goleiro do Cruzeiro. O atleta acabou sendo rebaixado juntamente com a Raposa ao término desta temporada do Campeonato Brasileiro, e a sua situação é tida como bem próxima de se desligar com os mineiros para firmar acordo com os gaúchos.

O único imbróglio existente no momento é os contornos que essa transação ganharia. Estariam sobre a mesa as propostas de empréstimo, por duas temporadas, ou a compra em definitivo. A segunda opção ganha forte resistência por parte da diretoria da Raposa.

Fábio, um dos ´maiores ídolos de toda a história do Cruzeiro, titular absoluto da posição, tem o seu contrato com a Raposa até 2021. A expectativa é de que, ao término de seu vínculo, deva anunciar a sua aposentadoria dos gramados. Neste sentido, surge a esperança em Rafael, para suprir a vaga.

Diante desta situação, pode ser que a diretoria mineira implique com a não venda de seu jogador, embora a saída por empréstimo pareça ser bastante plausível no momento. Rafael está com 30 anos de idade, e apesar de não ser o titular da posição, chamou a atenção da diretoria do Tricolor Imortal.





Source link

Continue Reading

Noticias

Jovem fuma mega charro para provar às autoridades ser para consumo próprio.


Um jovem fumou um mega charro para provar às autoridades ser para consumo próprio e assim livrar-se da prisão.

O jovem foi mandado parar quando ia a caminho do Jumbo da Amadora. Numa vistoria ao seu automóvel perceberam que ele tinha meio quilo de cannabis e foi imediatamente algemado uma vez que a quantidade encontrada ultrapassava o máximo para consumo próprio.

Jovem fuma mega charro

Mas ele não desarmou e num golpe de criatividade colou um pacote de mortalhas gigante e fumou todo aquele meio quilo. A polícia acabou por levá-lo para a esquadra após a última passa, onde ele estava, como seria de esperar com uma grande moca.

Pelo menos já não foi enjaulado em stress.





Source link

Continue Reading

Noticias

“Se as mulheres não começarem a fazer anal, serão trocadas por travestis em 10 anos” – afirma especialista


Uma equipa de investigadores brasileiros chegou à conclusão que nos próximos 10 anos,  os homens vão trocar as mulheres por travestis se elas não começarem a fazer anal.

700 homens de variadas idades responderam a um inquérito e o resultado foi bastante interessante , mais de 70% dos homens disseram que existe uma grande possibilidade de trocar as suas namoradas/esposa por travestis.

“Os travestis não se queixam de nada, gostam do que fazem. Além do mais eles são homens, sabem bem dos que os homens gostam” – disse um dos interrogados.

Artigo satírico apenas para entretenimento.




Source link

Continue Reading

Destaque

Copyright © 2019 Zipviral.net