Connect with us

Noticias

Usando um celular, cientistas conseguem controlar células cerebrais


Cientistas norte-americanos e sul-coreanos desenvolveram um dispositivo que é capaz de controlar circuitos neurais por meio de um implante cerebral acessível por smartphone. Composto por cartuchos de fármacos e bluetooth de baixa energia, ele atinge neurônios de interesse por períodos prolongados.

De acordo com o artigo publicado na revista científica Nature Biomedical Engineering, os pesquisadores acreditam que a invenção pode ajudar a acelerar o processo de diagnóstico de doenças que costumam afetar o cérebro, como Parkinson, Alzheimer e depressão.

“Esse dispositivo neural sem fio possibilita uma neuromodulação química e óptica crônica que nunca foi alcançada antes”, explicou o principal autor do trabalho, Raza Qazi, que é pesquisador da Universidade do Colorado e do Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia.

Para ele, esse novo dispositivo é muito mais avançado que os métodos convencionais empregados pelos neurocientistas, que exigem que o paciente fique preso a equipamentos volumosos e acabam causando lesões no tecido cerebral a longo prazo.

Como a pesquisa foi feita?

Para conseguir entregar medicamentos de forma contínua e sem fios, primeiro os cientistas tiveram que descobrir como evitar que os fármacos evaporassem. Assim, chegaram a um dispositivo com um cartucho substituível, de modo que pudessem estudar os mesmos circuitos cerebrais por vários meses.

Esses cartuchos foram reunidos em um implante cerebral para camundongos com uma sonda flexível e ultrafina, que continha canais microfluídicos e pequenos LEDs. Dessa maneira, doses ilimitadas de medicamentos e luz estavam garantidas.

Foto: Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia/Divulgação

Com a ajuda de um smartphone, os pesquisadores são capazes de ativar qualquer combinação específica de fármacos e luz, sem precisarem estar no laboratório. Eles também podem monitorar o comportamento do animal após as ações que tomarem.

O que podemos esperar?

“Esse dispositivo revolucionário é fruto da poderosa engenharia de micro e nanoescala”, afirmou Jae-Woong Jeong, professor de engenharia elétrica do Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia. “Queremos desenvolvê-lo ainda mais para criar um implante cerebral para aplicações clínicas”.

Michael Bruchas, professor de anestesiologia, medicina da dor e farmacologia da Escola de Medicina da Universidade de Washington, acredita que essa tecnologia será capaz de ajudar os cientistas de diversas maneiras ao longo dos próximos anos.

“Ela nos permite dissecar a base do comportamento do circuito neural e entender como os neuromoduladores controlam o comportamento”, disse ele. “Queremos usar o dispositivo para estudos farmacológicos complexos, que podem nos ajudar a desenvolver novas terapias para dores, vícios e distúrbios emocionais”.





Source link

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Noticias

Goleiro rebaixado junto com o Cruzeiro deve abandonar Minas Gerais e seguir rumo ao Grêmio


Dentre as maiores críticas feitas ao elenco do Grêmio na atualidade, está a posição de goleiro, recebendo Paulo Victor uma incontável sequência de questionamentos por conta de seu trabalho. Atenta aos clamores vindos da torcida, a diretoria parece estar se movimentando, e a carência pode estar bem próxima de ser suprida, assim como indica a imprensa esportiva brasileira.

O nome da vez, conforme apura o caderno esportivo SuperFC, pertencente ao jornal O Tempo, é Rafael, goleiro do Cruzeiro. O atleta acabou sendo rebaixado juntamente com a Raposa ao término desta temporada do Campeonato Brasileiro, e a sua situação é tida como bem próxima de se desligar com os mineiros para firmar acordo com os gaúchos.

O único imbróglio existente no momento é os contornos que essa transação ganharia. Estariam sobre a mesa as propostas de empréstimo, por duas temporadas, ou a compra em definitivo. A segunda opção ganha forte resistência por parte da diretoria da Raposa.

Fábio, um dos ´maiores ídolos de toda a história do Cruzeiro, titular absoluto da posição, tem o seu contrato com a Raposa até 2021. A expectativa é de que, ao término de seu vínculo, deva anunciar a sua aposentadoria dos gramados. Neste sentido, surge a esperança em Rafael, para suprir a vaga.

Diante desta situação, pode ser que a diretoria mineira implique com a não venda de seu jogador, embora a saída por empréstimo pareça ser bastante plausível no momento. Rafael está com 30 anos de idade, e apesar de não ser o titular da posição, chamou a atenção da diretoria do Tricolor Imortal.





Source link

Continue Reading

Noticias

Jovem fuma mega charro para provar às autoridades ser para consumo próprio.


Um jovem fumou um mega charro para provar às autoridades ser para consumo próprio e assim livrar-se da prisão.

O jovem foi mandado parar quando ia a caminho do Jumbo da Amadora. Numa vistoria ao seu automóvel perceberam que ele tinha meio quilo de cannabis e foi imediatamente algemado uma vez que a quantidade encontrada ultrapassava o máximo para consumo próprio.

Jovem fuma mega charro

Mas ele não desarmou e num golpe de criatividade colou um pacote de mortalhas gigante e fumou todo aquele meio quilo. A polícia acabou por levá-lo para a esquadra após a última passa, onde ele estava, como seria de esperar com uma grande moca.

Pelo menos já não foi enjaulado em stress.





Source link

Continue Reading

Noticias

“Se as mulheres não começarem a fazer anal, serão trocadas por travestis em 10 anos” – afirma especialista


Uma equipa de investigadores brasileiros chegou à conclusão que nos próximos 10 anos,  os homens vão trocar as mulheres por travestis se elas não começarem a fazer anal.

700 homens de variadas idades responderam a um inquérito e o resultado foi bastante interessante , mais de 70% dos homens disseram que existe uma grande possibilidade de trocar as suas namoradas/esposa por travestis.

“Os travestis não se queixam de nada, gostam do que fazem. Além do mais eles são homens, sabem bem dos que os homens gostam” – disse um dos interrogados.

Artigo satírico apenas para entretenimento.




Source link

Continue Reading

Destaque

Copyright © 2019 Zipviral.net