Connect with us

Noticias

Homem decepa parte do próprio dedo por votar errado! Será verdade?


De vez em quando circulam histórias muito estranhas na mídia internacional. Provavelmente, uma delas você nunca deve ter imaginado antes. Imagine alguém diante de uma cabine de votação. Então, imagine que essa pessoa votou errado, percebeu seu erro, ficou desesperada e, ao chegar em casa, decepou parte do próprio dedo indicador, utilizado para votar, para não ter que se lembrar do erro cometido. Consegue imaginar uma situação assim?

É exatamente isso que boa parte da mídia internacional vem divulgando desde meados de abril de 2019! O caso teria acontecido na Índia, com um jovem de 25 anos, no estado de Uttar Pradesh. Envergonhado e furioso por votar no partido político errado, ele teria decepado uma parte do próprio dedo!

Entretanto, será que essa história é mesmo verdadeira? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Um Rápido Panorama sobre o Sistema de Votação da Índia

Na Índia, assim como no Brasil, é utilizado um sistema eletrônico de votação (chamado de “EVM”, clique aqui para maiores detalhes). O sistema é bem simples e adaptado para realidade eleitoral do país. Diga-se de passagem, não se parece em nada com a nossa urna eletrônica.

Na Índia, assim como no Brasil, é utilizado um sistema eletrônico de votação.

Em uma tentativa de trazer mais transparência ao processo eleitoral, a Índia também conta com o chamado “voto impresso”. O voto é impresso dentro de uma máquina (chamado de “VVPAT”), na cabine de votação, e o eleitor confere se o voto foi computado certo. O eleitor, evidentemente, não leva o comprovante para casa (clique aqui para maiores detalhes).

Ao contrário do que acontece no Brasil, onde aparece uma foto, os candidatos são basicamente identificados pelo símbolo do partido. Pode ser uma flor, um animal, e assim por diante. Enfim, essa seria uma questão de facilidade e praticidade em termos de memorização para o eleitor (clique aqui para maiores detalhes). Isso sem contar, é claro, a alta taxa de analfabetismo do país.

Ao contrário do que acontece no Brasil, onde aparece uma foto, os candidatos são basicamente identificados pelo símbolo do partido.

Além disso, para evitar que um eleitor acabe conseguindo votar duas vezes, todos acabam tendo o dedo marcado (geralmente o indicador) por uma tinta a base de nitrato de prata. É uma tinta semi-permanente, e que não é tão fácil assim de ser removida.

Além disso, para evitar que um eleitor acabe conseguindo votar duas vezes, todos acabam tendo o dedo marcado (geralmente o indicador) por uma tinta a base de nitrato de prata.

Dezenas de países no mundo utilizam esse método secundário na tentativa de evitar fraudes.

O Que Está em Jogo em 2019?

Uma vez que estamos diante da maior democracia do mundo, com cerca de 900 milhões de eleitores, a organização de uma eleição é complexa. Neste ano, os eleitores devem escolher os 543 membros do Parlamento do país, o Lok Sabha.

Os parlamentares serão eleitos por meio da maioria simples dos votos nos distritos eleitorais de mandato único, o que significa que o candidato que obtiver o maior número de votos em determinado distrito recebe um assento no parlamento do país.

Neste ano, os eleitores devem escolher os 543 membros do Parlamento do país, o Lok Sabha.

A votação foi dividida em sete etapas ao longo de seis semanas. Em cada uma das etapas votarão diferentes regiões. A contagem de votos será realizada no dia 23 de maio de 2019. Um grupo precisa garantir pelo menos 272 assentos no Lok Sabha para reivindicar a maioria.

O Partido Popular Indiano (BJP), comandado pelo primeiro-ministro Narendra Modi, é considerado um dos favoritos. Cinco anos atrás, o partido conseguiu uma maioria na legislatura, tendo assegurado 282 assentos. O principal rival do BJP provavelmente será o partido do Congresso Nacional Indiano. O partido é liderado por Rahul Gandhi, membro de uma das linhas políticas mais influentes do país — a família Nehru-Gandhi. Em 2014, o partido reivindicou apenas 44 cadeiras no parlamento.

O Partido Popular Indiano (BJP), comandado pelo primeiro-ministro Narendra Modi, é considerado um dos favoritos.

Enfim, agora que vocês têm uma melhor noção do que está acontecendo na Índia, vamos descobrir se essa história é verdadeira ou falsa!

Verdadeiro ou Falso?

Aparentemente, verdadeiro, mas há ressalvas importantes a serem feitas! De acordo com o britânico “The Guardian”, Pawan Kumar, 25 anos, do estado indiano de Uttar Pradesh, simplesmente teria decepado parte de seu dedo indicador da mão esquerda ao ficar desesperado por ter votado errado!

Entre em contato com o E-farsas via WhatsApp: (11) 96075-5663

Entretanto, nas imagens divulgadas temos a nítida impressão que, na pior da hipóteses, Pawan Kumar teria decepado apenas a pontinha do dedo, não o dedo inteiro. Nas notícias divulgadas não tivemos o depoimento de nenhuma enfermeira ou médico que lhe tivesse atendido. Também não tivemos nenhuma imagem da extensão real do dano provocado por Pawan. A princípio, isso pode parecer um pouco mórbido, mas sem essa comprovação é difícil saber a realidade diante do contexto eleitoral (daqui a pouco explicaremos melhor essa situação).

Em entrevista por telefone a Agence France-Presse (AFP), Kailash Chandra, irmão de Pawan, disse que ele teria ficado confuso com os símbolos da máquina de votação e votou no partido “BJP”, de Narendra Modi, em vez de seu rival regional no estado de Uttar Pradesh, o “BSP”, na quinta-feira passada (18). Atormentado, Pawan foi para casa e teria decepado uma parte do próprio dedo indicador com o auxílio de um cutelo de carne.

Atormentado, Pawan foi para casa e teria decepado uma parte do próprio dedo indicador com o auxílio de um cutelo de carne.

Ele estava muito feliz por estar votando pela primeira vez. Porém, uma vez que ele percebeu o erro, ficou tão perturbado que decepou o dedo com tinta. Toda vez que ele via o dedo marcado com tinta, ele ficava com raiva“, disse Kailash Chandra. Vale lembrar nesse ponto que, para votar na Índia, é necessário ter mais de 18 anos.

Alguns Vídeos que Foram Divulgados Sobre Esse Caso

Confira abaixo um vídeo divulgado por Sandeep Rai, correspondente do jornal “Times of India“, no Twitter:

 

Em seu tuíte, Sandeep mencionou que Pawan era um dalit (um membro da casta mais inferior na Índia, embora o sistema tradicional de castas seja proibido), e que ele morava em um vilarejo do distrito de Bulandshahr. No vídeo também é possível ver o instrumento utilizado por Pawan para cortar uma parte do próprio dedo.

Em outro vídeo, aquele que mais viralizou na internet, Pawan Kumar apareceu dizendo que queria votar no elefante (simbolizando o “BSP”), mas acabou votando na flor (a de lótus, simbolizando o “BJP”). Ele também mencionou, que não foi pressionado a votar em um partido em específico. Confira o vídeo abaixo, que foi divulgado pelo jornalista indiano Piyush Rai, no Twitter:

 

O canal indiano “ABP News” também divulgou esse caso, e publicou uma reportagem em seu próprio canal, no YouTube:

A Opinião Popular Sobre Esse Caso

Embora muitos indianos tenham dado risadas sobre a atitude de Pawan Kumar, outros desconfiaram. Muitos usuários nas redes sociais apontaram que tudo isso não teria passado de um “ato político”. Na visão dessas pessoas, Pawan não teria decepado nenhuma parte do dedo, apenas o enfaixado para dar essa impressão. Em seguida, alguém, possivelmente o irmão, teria gravado e provocado a viralização do vídeo com o intuito de promover o “BSP”.

Alguns vídeos divulgados na internet, a exemplo, do canal “India Today”, no YouTube, fizeram as pessoas desconfiar do caso. Confira o vídeo abaixo:

Já outros usuários passaram a acreditar, que algum militante regional do “BSP” teria ordenado a mutilação de Pawan. O motivo? Por ele não ter votado no partido. O vídeo gravado e viralizado nas redes sociais seria uma espécie de “ameaça velada” a todos aqueles que se recusassem a votar no “BSP”. Uma vez que a disputa eleitoral na Índia é muito intensa e concorrida, as mais variadas especulações acabaram surgindo. Nenhuma, no entanto, ofereceu provas em relação as alegações.

Conclusão

Aparentemente, o caso é verdadeiro! Porém, não temos como precisar a extensão do dano. Diante das imagens que possuímos, temos a nítida impressão que, na pior da hipóteses, Pawan Kumar teria decepado apenas a pontinha do dedo, não o dedo inteiro. Nas notícias divulgadas não tivemos o depoimento de nenhuma enfermeira ou médico, que lhe tivesse atendido no hospital. Também não tivemos nenhuma imagem da extensão real do dano provocado por Pawan.

A situação acabou abrindo margem para diversas especulações. Nas redes sociais houve quem dissesse, que Pawan não decepou seu dedo, estaria apenas enfaixado, ou seja, tudo seria uma espécie de ato político para promover o “BSP”. Já outras pessoas disseram, que alguém teria feito isso propositalmente com o rapaz, ou seja, seria uma espécie de “ameaça velada” aos demais eleitores, caso não votassem no “BSP”. Portanto, iremos classificar o caso como “aparentemente, verdadeiro”, uma vez que não temos maiores comprovações, exceto o que foi divulgado na imprensa local e internacional.





Source link

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Noticias

A Revista Coletiva Tendências aborda deepfake com o fundador do E-farsas!


Ouça a entrevista do fundador do E-farsas, Gilmar Lopes, que revela à revista Coletiva Tendências como funciona a técnica de manipulação de vídeos através de deeplearning!

No dia 09 de dezembro de 2019, foi ao ar a entrevista concedida pelo pesquisador Gilmar Lopes à Coletiva a sobre o que parece ser o próximo passo das fake news: A Deepfake!

No décimo sétimo episódio do podcast Coletiva Tendências, Patrícia Lapuente conversa com o fundador do E-farsas sobre as notícias falsas que circulam pela web e como o uso da deep fake poderá ser usada, tanto para o bem quanto para o mal, em futuro próximo.

Para ouvir a entrevista na íntegra, basta clicar no player abaixo:

Sobre as deepfakes

Para quem não está familiarizado com o tema, deepfake é um procedimento feito com a ajuda de inteligência artificial que consegue inserir o rosto de uma pessoa em um vídeo já pronto. A grosso modo, um script consegue substituir o rosto de um ator pelo de um político, por exemplo, e o resultado chega muito próximo à perfeição.

Em junho de 2019, batemos um papo com um dos primeiros brasileiros a trabalhar com essa tecnologia, o jornalista Bruno Sartori:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 – t.me/efarsas

O que é Deepfake? Descubra aqui no E-farsas!

Fizemos um vídeo explicando como funcionam as deep fakes:

 

Muito obrigado à Coletiva Tendências pela oportunidade de falar sobre o assunto e esperamos que você tenha gostado de ouvir tanto quanto nós gostamos de ter gravado!



Source link

Continue Reading

Noticias

Primeiros híbridos de porco com macaco nascem na China


Animais híbridos de porco e macaco foram desenvolvidos por cientistas da China, de acordo com a publicação ScienceAlert. Dois dos filhotes do experimento nasceram e continuaram vivos por um período pouco maior que uma semana. Contudo, morreram posteriormente de causas ainda desconhecidas.

As criaturas foram desenvolvidos a partir de células-tronco embrionárias de uma espécie de macaco bastante comum em pesquisas na área de Biomedicina.

A propósito, essas células foram geneticamente modificadas a fim de que conseguissem produzir uma proteína fluorescente, dando aos pesquisadores a oportunidade de identificá-las de forma mais fácil depois de injetá-las em embriões de porcos.

Como foram criados os híbridos de porco e macaco que nasceram na China?

Quimera de porco com células de macaco. Fonte:Daily Mail/Reprodução.

Dos mais de 4 mil embriões modificados e posteriormente injetados em porcas, 10 filhotes nasceram, sendo dois deles o que se chama de quimera de porco-macaco. Apesar desses dois filhotes terem vivido apenas 7 dias, foi considerada como uma primeira tentativa relativamente bem sucedida, afirmou Tang Hai, pesquisador do Laboratório Estatal de Células-Tronco e Biologia Reprodutiva de Pequim, na China, para a New Scientist.

Ao se analisar os pequenos animaizinhos que nasceram, notou-se que vários tecidos como o pulmão, pele, coração e fígado eram parcialmente constituídos por células de macaco. Entretanto, a proporção de células de macaco era pequena: para cada 1 mil ou até mesmo 10 mil células de porco, havia apenas uma de macaco.

O futuro da pesquisa dos híbridos 

Ao contrário do estudioso Tang Hai, o pesquisador Paul Knoepfler, da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, ficou menos empolgado com os resultados da pesquisa. Segundo ele, a eficiência das quimeras é absurdamente baixa e a quantidade de animais que morreram e morrem no processo é muito alta, o que desestimula a continuação do trabalho.

Entretanto, apesar desses contratempos, ele acredita ainda que esse tipo de estudo pode ajudar futuramente na produção de órgãos e células funcionais específicas de tecidos em animais de grande porte.





Source link

Continue Reading

Noticias

Goleiro rebaixado junto com o Cruzeiro deve abandonar Minas Gerais e seguir rumo ao Grêmio


Dentre as maiores críticas feitas ao elenco do Grêmio na atualidade, está a posição de goleiro, recebendo Paulo Victor uma incontável sequência de questionamentos por conta de seu trabalho. Atenta aos clamores vindos da torcida, a diretoria parece estar se movimentando, e a carência pode estar bem próxima de ser suprida, assim como indica a imprensa esportiva brasileira.

O nome da vez, conforme apura o caderno esportivo SuperFC, pertencente ao jornal O Tempo, é Rafael, goleiro do Cruzeiro. O atleta acabou sendo rebaixado juntamente com a Raposa ao término desta temporada do Campeonato Brasileiro, e a sua situação é tida como bem próxima de se desligar com os mineiros para firmar acordo com os gaúchos.

O único imbróglio existente no momento é os contornos que essa transação ganharia. Estariam sobre a mesa as propostas de empréstimo, por duas temporadas, ou a compra em definitivo. A segunda opção ganha forte resistência por parte da diretoria da Raposa.

Fábio, um dos ´maiores ídolos de toda a história do Cruzeiro, titular absoluto da posição, tem o seu contrato com a Raposa até 2021. A expectativa é de que, ao término de seu vínculo, deva anunciar a sua aposentadoria dos gramados. Neste sentido, surge a esperança em Rafael, para suprir a vaga.

Diante desta situação, pode ser que a diretoria mineira implique com a não venda de seu jogador, embora a saída por empréstimo pareça ser bastante plausível no momento. Rafael está com 30 anos de idade, e apesar de não ser o titular da posição, chamou a atenção da diretoria do Tricolor Imortal.





Source link

Continue Reading

Destaque

Copyright © 2019 Zipviral.net